afss
Aplicando os conceitos
4. Pela educação o adulto seria capaz de raciocínioabstrato reciprocidade e autonomia moral. É mais comum o adulto atingir a capacidade de abstração, mas não superar o egocentrismo caracterizando aspectos infantis de sua formação: o egoísmo eindividualismo.
5. a) Segundo Piaget e Kohlberg. o desenvolvimento do pensamento lógico e da moralidade não é automático; a superação das fases exige a educação. Mas, segundo eles não a educação queacumula conhecimentos ou doutrina moralmente: trata-se de um cuidadoso acompanhamento que possibilite ao próprio indivíduo superar essas fases.
b) Analisando as teorias de Piaget e Kohlbergdestaca-se o conceito de kairós porque, na educação moral da criança há momentos cruciais para estimular os comportamentos e habilidades que ela estaria disponível a assimilar. Quando não sãoaproveitadas no tempo certo correm o risco de ter sua evolução prejudicada. Isso não significa que a educação seja tudo na vida de um indivíduo. Há casos de pessoas doutrinadas que conseguem reverter essequadro de autodidatas que superam adultos escolarizados, mas são casos especialíssimos.
3. Piaget e Kohlberg são ambos tributáriosda filosofia de Kant, pela qual se conclui que ser humano algum é meio, mas sempre fim. Ambos desenvolvem uma psicologia evolutiva em que se sucedem estágios de amadurecimento mental seja da razãoda afetividade seja da moral. A diferença é que