Afogamento Agua doce X Agua salgada
Afogamento Água Salgada X Água Doce Definição
De acordo com a nova definição adotada pela Organização do Ministério da Saúde no ano de 2002, o termo afogamento é a dificuldade respiratória, devido á aspiração de líquido diante o processo da imersão ou submersão em líquido. A dificuldade respiratória inicia quando o líquido entra em contato com as vias aéreas da pessoa em imersão (sal pingos de água na face) ou por submersão (abaixo da superfície do líquido).
O processo de afogamento é interrompido quando a pessoa é resgatada, denominado um afogamento não fatal, já no caso da pessoa ir a morte como resultado do afogamento, este é denominado afogamento fatal. No entanto qualquer incidente de submersão ou imersão sem evidência de insuficiência respiratória deve ser considerado um resgate na água e não um afogamento. Termos como "quase afogamento", "afogamento seco" ou "molhado", já caíram em desuso e devem ser evitados, embora muitas literaturas ainda utilizarem. (Szpilman ,2012 ).
Epidemiologia
Por ano 500.000 pessoas falecem devido a afogamento no mundo. No Brasil aproximadamente 7.500 pessoas morrem afogadas, é a segunda causa de morte mais frequente na faixa etária de 5 a 14 anos. Em média 600 vítimas não são encontradas, um milhão e trezentos mil são resgatadas nas águas brasileiras e 260.000 são hospitalizadas devido ao afogamento.
Etiologia
Álcool. É o fator número 1. 47% dos incidentes estão associados ao consumo de bebidas alcoólicas;
Supervisão inadequada de adulto. Piscinas, banheiras, grandes tinas industriais são locais mais comuns;
Maus-tratos contra crianças. 29% a 38% das submersões pediátricas estão relacionadas com maus-tratos ou negligência;
Crises epilépticas. A submersão ocorre mais freqüentemente nas crianças com epilepsia, talvez por causa da adesão inadequada ao esquema de medicamentos anticonvulsivantes;
Esporte com barco. O consumo de bebidas alcoólicas e a falta de colete