Aerodinâmica
O estudo da aerodinâmica vem ajudando o homem em diversos fatores, como exemplos o avião a jato super potente e um menor consumo de combustível em nossos carros.
Vale lembrar que a aerodinâmica está presente desde em um chute em uma bola até em uma espaço nave. Nesta monografia estarão presentes as forças que exercem na aerodinâmica mais focada aos aviões e carros, pois eles são as bases mais complexas do estudo, podendo ser aplicadas a objetos mais simples como uma bola de futebol, barcos e etc., contêm também explicações para a “quebra” da barreira do som e um pouco da aerodinâmica na história.
2 AERODINÂMICA
Aerodinâmica é o estudo das forças que atuam sobre algum objeto em movimento no ar que o envolve. As forças aerodinâmicas agem sobre diversas coisas, entre elas, as aeronaves, os barcos, os automóveis, ou qualquer outro objeto que se desloque no ar. Cientistas e engenheiros buscam estudar as forças aerodinâmicas porque estas afetam o movimento dos objetos. Os engenheiros utilizam os princípios da aerodinâmica ao projetarem aviões e outros objetos afetados pelas forças aerodinâmicas.
O estudo da aerodinâmica foi começo para a construção dos primeiros aviões. Nos dias de hoje, a indústria aeronáutica usa os princípios aerodinâmicos ao projetar qualquer tipo de avião. Mas estes princípios também se aplicam à força do ar que passa por edifícios ou pontes. Em conseqüência, os arquitetos têm que basear-se na aerodinâmica para certificar-se que um arranha-céu poderá suportar a força do vento. Da mesma forma, a aerodinâmica ajuda os desenhistas a melhorarem o desempenho dos automóveis.
Por extensão, os engenheiros utilizam os princípios da aerodinâmica ao lidarem com as forças que atuam sobre objetos postos em fluidos que não sejam o ar. É o caso, por exemplo, dos engenheiros que fazem o projeto de um submarino, e o dos que projetam bombas, carburadores de automóveis e turbinas a gás e a água.