aerer
331 palavras
2 páginas
as usinas nucleares, a energia é obtida por meio da fissão nuclear, que corresponde à divisão de um núcleo atômico pesado e instável provocada por um bombardeamento de nêutrons moderados, originando 2 núcleos atômicos médios, liberação de 2 ou 3 nêutrons e uma quantidade colossal de energia. É exatamente a obtenção dessa energia que se pretende nas usinas e, portanto, nos reatores nucleares.O esquema abaixo nos aj
INTRODUÇÃO
Reator é um tanque no qual pode ser aberto para realizar misturas ou fechado para suportar reações e pressões geradas durante o processo de fabricação de um determinado produto.As reações ocorrem no interior do reator, em condições que podem ser monitoradas e controladas para a máxima segurança e eficiência do equipamento. Estes tipos de reatores são utilizados naprodução de produtos químicos, tais como componentes de compostos farmacêuticos, e podem operar em vários modos diferentes. Os projetos de reatores químicos de bancada de pequeno porte são destinados ao usoem laboratórios, por exemplo, enquanto os tanques grandes podem ser aproveitados para fabricação de substâncias químicas em escala industrial.
Quanto ao qual tipo de reator escolher irá dependerdas condições operacionais e características físico-químicas dos reagentes e produtos do processo. Os reatores químicos podem ser concebidos tanto como tanques ou como tubulações, dependendo dasnecessidades, sendo projetados em variados tamanhos e capacidades de operação.
Abordaremos os princípios de funcionamento dos principais reatores químicos e algumas aplicações nas indústrias deprocessos.
Reatores químicos
Reator químico é um tanque no qual pode ser aberto para realizar misturas ou fechado para suportar reação epressão gerada durante o processo de fabricação de um determinado produto. Nesses equipamentos, problemas de fluxo de massa, mistura de reagentes, tempo de residência, controle de temperatura e depressão,