Aeed Bases Pronto
Estes aparelhos surgiram no ano de 1590, porém acredita-se que as primeiras observações neles foram feitas por volta do ano 1632 – 1723, em que, a partir desse período, com o auxílio da tecnologia foram conquistadas novas inovaçoes e novos tipos de microscópios foram criados.
São constituídos basicamente da mesma função, apresentando uma alta resolução dos materiais observados e mais facilidade para visualiza-los. Serve especialmente para cientistas, mas também são muito utilizados por universitários. São denominados:
Microscópio simples
São conhecidos por lupas, ampliadores ou lentes de ampliação, nos quais contém uma lente simples ou um sistema de lentes centradas, não permitindo uma ampliação dos objetos superior a 50x.
Microscópio óptico
Funciona com um conjunto de lentes oculares e objetivas que tem a função de ampliar a imagem iluminada por um feixe de luz, no qual esse feixe auxilia na observação dessas estruturas analisadas. É o microscópio mais usado nos laboratórios, e constam basicamente de uma parte mecânica, uma parte óptica e um sistema de iluminação.
Microscópio composto
É formado por mais do que um sistema de lentes e a formação da imagem é determinada pelo comprimento de onda da luz utilizada na iluminação da amostra e pelas propriedades físicas da mesma. Podem ser classificados de duas lentes diferentes, as objetiva, voltada para o objeto, formando no interior do aparelho a imagem do mesmo, e a ocular, que permite ao observador ver essa mesma imagem.
Pode ser subdividido em fotônico e eletrônico.
Microscópio fotônico
Baseada nos tipos de iluminação, esse microscópio faz a imagem ser transmitida por um feixe de fotos (luz visível ou ultravioleta). Pode-se ainda