AEE-Deficiência Intelectual
1- Quem é o aluno com deficiência intelectual?
R: Este aluno é aquela criança com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor (a criança demora para firmar a cabeça, sentar, andar, falar); com dificuldade no aprendizado (dificuldade de compreensão de normas e ordens, dificuldade no aprendizado escolar).O desenvolvimento da coordenação motora pode ser mais lento em crianças que têm deficiência mental.É muito comum uma criança com deficiência mental ter problemas de oralidade.
2- Quais os fundamentos teóricos que embasaram as discussões sobre o desenvolvimento do pensamento do aluno com deficiência intelectual? Com qual você se identifica?
R: Entre os inúmeros fatores que podem causar a deficiência intelectual, destacam-se alterações cromossômicas e gênicas, desordens do desenvolvimento embrionário ou outros distúrbios estruturais e funcionais que reduzem a capacidade do cérebro.
• Síndrome de Down – alteração genética que ocorre na formação do bebê, no início da gravidez. O grau de deficiência intelectual provocado pela síndrome é variável, e o coeficiente de inteligência (QI) pode variar e chegar a valores inferiores a 40.
• Síndrome do X-Frágil – alteração genética que provoca atraso mental. .
• Síndrome de Prader-Willi – o quadro clínico varia de paciente a paciente, conforme a idade. Em geral a pessoa apresenta problemas de aprendizagem e dificuldade para pensamentos e conceitos abstratos.
• Síndrome de Angelman – distúrbio neurológico que causa deficiência intelectual, comprometimento ou ausência de fala, epilepsia, atraso psicomotor, andar desequilibrado, com as pernas afastadas e esticadas, sono entrecortado e difícil, alterações no comportamento, entre outras.
• Síndrome Williams – alteração genética que causa deficiência intelectual de leve a moderada, em contraste com um bom desenvolvimento da linguagem oral e na música.
• Erros Inatos de Metabolismo (Fenilcetonúria, Hipotireoidismo congênito etc.) –