Adubação Orgânica
Resumo
Adubos orgânicos são de origem animal ou vegetal, alguns são considerados resíduos ou rejeitos, que tem grande utilização na agricultura orgânica ou ecológica. Aumenta a fertilidade de solos “pobres” e promove a elevação da atividade biológica do solo. O principal objetivo deste trabalho é mostrar de forma clara a importância da adubação orgânica seguidos de seus compostos. Estercos bovinos e equinos, suínos e aves são compostos utilizados de forma líquida ou sólida, fresco ou pré-digeridos, como compostos ou vermicompotos. O húmus é um adubo bastante estável, é muito rico e pode ser produzido em grandes quantidades e com baixo custo pelos agricultores; Os vermicompostos são processo de transformação dos resíduos em húmus, quando feito por minhocas. A adubação verde melhora as condições físicas, químicas e biológicas do solo, proporciona o aumento da matéria orgânica, o fornecimento, a mobilização e a disponibilização de nutrientes, ajudando no combate a nematoides, invasoras e na diminuição de doenças e pragas. Os adubos minerais possuem baixa solubilidade e a presença de matéria orgânica no solo permite a liberação destes elementos de forma lenta, para que as plantas possa absorvê-los de acordo com suas necessidades, tais como: calcários (dolomíticos, calcíticos, calcários de conchas), pó de rocha, fosfatos naturais e as cinzas. Portanto, os adubos orgânicos são importantes, pois ele aumenta a matéria orgânica do solo, a presença de microorganismo e ajuda na composição química, física e biológica do solo.
Referências
ALMEIDA, D. L. Contribuição da adubação orgânica para a fertilidade do solo. 1991. 192f. Tese (Doutorado em Ciência do Solo) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Itaguaí,1991.
BUSATO, J. G. Química do húmus e fertilidade do solo após adição de adubos orgânicos. 2008. 135 f. Tese (Doutorado em Produção Vegetal) – Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes, 2008.