Adolescencia Psicoloia Da Educa O

1000 palavras 4 páginas
ADOLESCENCIA: IDENTIDADE PESSOAL
Disciplina: Psicologia da Educação
Instrutora: Carolina Bandeira Silviano
Aluna:Ana Silvia Padilha

Adolescência
Fase de transição da infância para a vida adulta, iniciando-se com o fim da meninice, por volta de 12 anos.
Fenômeno recente, criado pela nossa cultura ocidental, que pode variar de acordo com o status socioeconômico e com as circunstâncias de vida dos jovens. Apresentam um estilo de vida com moda e hábitos próprios, com valores, preocupações e inquietudes que não são mais da infância, mas ainda não coincidem com as de um adulto jovem.
Deixa de ser criança sem ainda estar preparado para o mundo adulto.
Com isso, ele vivencia muitos conflitos, visto que a sociedade ainda os acentua com atitudes ambíguas, ou seja, ao mesmo tempo em que são esperados comportamentos e responsabilidades por não ser mais criança, ele é impedido de outros, pelo fato de ainda não ser adulto.
Além dos efeitos biológicos, a puberdade traz um impacto psicológico para o adolescente, com transformações internas e externas, bem como mudanças nos aspectos cognitivos e socioafetivos.
Etapa do raciocínio formal, caracterizado pelo pensamento abstrato, hipotéticodedutivo e proposicional. Agora, é o real que está subordinado ao possível.
Torna-se, portanto, mais hábil para trabalhar com questões de física, química e matemática em seu contexto escolar. As razões para esses comportamentos estão relacionadas ao temor de não serem aceitos e valorizados pelo grupo social no qual estão inseridos.
Os amigos são fundamentais nessa etapa da vida, uma vez que podem se tornar a principal figura de apego do adolescente, bem como ajudar e dar apoio emocional para que ele supere seus altos e baixos, e suas situações estressantes, como, por exemplo, um fracasso acadêmico ou amoroso, ou a separação dos pais.
A identidade pessoal é uma das conquistas mais importantes para essa fase.Constrói sua identidade coordenando as representações a respeito de si, seus projetos e

Relacionados

  • MANUAL CLINICO
    233974 palavras | 936 páginas