Adolecente enfratores
1945 palavras
8 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADOSERVIÇO SOCIAL
ROSILDA MORAIS SALES
O MENOR INFRATOR
SUBTÍTULO DO TRABALHO, SE HOUVER
Cacoal
2011
ROSILDA MORAIS SALES
O MENOR INFRATOR
SUBTÍTULO DO TRABALHO, SE HOUVER
Trabalho apresentado ao Curso (Serviço Social) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Portfólio Individual].
Prof. Lisnéia Rampazzo, Geane,Gleiton Lima, Rosane
Cacoal
2011
Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) brasileiro, os crimes praticados por menores são chamados de infrações ou atos infracionais e as penalidades são de medidas sócio-educativas. O ECA estabelece uma diferenciação entre crianças infratoras, definidas como indivíduos até os 12 anos de idade incompletos, e adolescentes infratores, que são aqueles dos 12 aos 18 anos.
Em razão das transformações econômicas e sociais ocorridas ao longo do tempo, percebe-se que os problemas sociais estão cada dia mais freqüentes, dentre eles destaca-se a delinqüência juvenil, crime, alcoolismo, discriminação e preconceitos envolvendo grupos que residem em bairros com moradias inadequadas e favelas. Esta realidade no Brasil de muitas favelas configura-se de uma migração desordenada, contribuindo para a precariedade da vida de seus habitantes, aumentando muito a delinqüência juvenil.
A delinqüência juvenil é um dos mais preocupantes problemas sociais, que tem por sua vez como protagonistas adolescentes. O fato é que muitos deles saem às ruas diariamente para executarem trabalhos não honestos, sendo explorada por adultos que usam seus serviços como mão de obra barata como: o trafico de drogas, entregadores, revendedores de mercadoria roubada, que adquirem objetos furtados, por um preço insignificante. Enfim, constituem uma gama de patrocinadores do ilícito. A maior parte dos jovens infratores no Brasil pratica furtos para garantir sua sobrevivência. Como também uma grande parte é viciada em drogas como: cocaína, maconha, cola de sapateiro.