ADO O E HABILITA O PARA ADO O Prova Psicologia
TRANSTORNO DE ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO
Características:
Desenvolvimento de sintomas característicos após a exposição a um extremo estressor traumático, envolvendo a experiência pessoal direta de um evento real ou ameaçador que envolve morte, sério ferimento ou outra ameaça à integridade física.
OU
Ter testemunhado um evento que envolve morte, ferimentos ou ameaça à integridade física de outra pessoa.
OU
Conhecimento sobre morte violenta ou inesperada, ferimento sério ou ameaça de morte ou ferimento experimentados por um membro da família ou pessoa em estreita associação com o indivíduo.
O evento traumático pode ser revivido de várias maneiras. Geralmente, a pessoa tem recordações recorrentes e intrusivas do evento ou sonhos aflitivos recorrentes, durante os quais o evento é reencenado.
Os estímulos associados com o trauma são persistentemente evitados. O indivíduo em geral faz esforços deliberados no sentido de evitar pensamentos, sentimentos ou conversas sobre o evento traumático, e de evitar atividades, situações e pessoas que provoquem recordações do evento traumático.
Especificadores:
Agudo: Este especificador deve ser usado quando a duração dos sintomas for inferior a 3 meses.
Crônico: Os sintomas duram 3 meses ou mais.
Com início Tardio: Indica que pelo menos 6 meses decorreram entre o evento traumático e o início dos sintomas.
FOBIA ESPECÍFICA:
Características:
Medo acentuado e persistente de objetos ou situações claramente discerníveis e circunscritos.
A exposição ao estímulo fóbico provoca, quase que invariavelmente, imediata resposta de ansiedade. Esta resposta pode assumir a forma de um Ataque de Pânico, ligado ou predisposto pela situação.
Com maior frequência, o estímulo fóbico é evitado, embora às vezes seja suportado com pavor.
O diagnóstico é apropriado apenas se a esquiva, o medo OU a antecipação ansiosa do encontro com o estímulo fóbico interferem significativamente na rotina diária, funcionamento ocupacional ou