Administração
A teoria comportamental da administração analisa o comportamento dos indivíduos a frente das organizações e suas ações.
O homem passa a ser visto como um individuo que possui emoções e que pode mudar as suas atitudes de acordo com a situação. Ele pode aprender e ajudar, ou seja, troca de conhecimento mutuo.
A teoria analisa o comportamento do individuo frente as atividades.
A partir do inicio dessas duas teorias mudou-se o foco das analise para os individuo em si.
Buscam conhecer os sentimentos dos trabalhadores e suas relações ao seu redor.
Percebe-se que é importante a opinião dos funcionários nas tomadas de decisões e na obtenção de informações acerca da empresa, entende-se que é necessário ter comunicação entre os funcionários para que haja organização e êxito nos objetivos.
O ser humano não é mais visto como apenas um ser mecânico que deve apenas realizar as suas funções, ele começa a ser visto como parte da empresa, como membro de um grupo que deve ter integração total pra melhor realização das atividades.
Essas teorias vieram para descentraliza o trabalho de uma pessoa só, veio para distribuir as atividades e fazer com que as pessoas melhorem o seu trabalho e trabalhem mais satisfeitas e com maior qualidade.
Descobre-se que os funcionários que trabalham unidos, reunidos trabalham com maior qualidade.
A relação é que ambas buscam compreender o indicou através de suas ações e emoções, ela compreende que o ser humano não vai responder apenas as suas expectativas.
O ser humano tem a necessidade de se relacionar com outros indivíduos para melhor desempenho, sem isso ele não consegue dar o melhor de sim.
Na teoria x o homem é preguiçoso, so trabalha por obrigação e por motivos financeiros, foge das responsabilidades.
O estilo de administração é a mais rígida possível, pois deduzem que pelo motivo dos funcionários não terem vontade de trabalhar e de crescer precisam ser controladas para que a