Administração
Amostragem
ᵜ Conceitos Básicos.
Muitas vezes apesar dos recursos computacionais e da boa vontade não é possível estudar todo o conjunto de dados de interesse. Neste caso, estuda-se uma parte do conjunto, o principal motivo para se trabalhar com uma parte do conjunto, ao invés do conjunto inteiro é o custo.
O conjunto de todos os elementos que se deseja estudar é denominado população.
Nota-se que o termo população é usado num sentido amplo e não significa, em geral, conjunto de pessoas.
Pode-se definir uma população sendo:
Uma coleção de todos os possíveis elementos, objetos ou medidas de interesse. Assim são exemplos de população:
• o conjunto das rendas de todos os habitantes de Uruguaiana;
• o conjunto de rodas as notas dos alunos de estatística;
•o conjunto das alturas de todos os alunos da escola; etc.
Um levantamento efetuado sobre toda uma população é denominado de levantamento censitário ou senso.
• Amostragem Existe uma técnica especial – amostragem – para recolher amostras, que garante tanto quanto possível, o caso na escolha. Dessa forma cada elemento da população passa a ter a mesma chance de ser escolhido, o que garante à amostra o caráter de representativa, e isto é muito importante, pois, como vimos nossas conclusões relativas á populações vão estar baseadas nos resultados obtidos nas amostras dessa população.
Amostragem casual ou aleatória simples
Este tipo de amostragem é equivalente a um sorteio lotérico.
Na pratica, a amostragem casual ou aleatória simples pode ser realizada numerando-se a população de 1 a n e sorteando-se , a seguir por meio de um dispositivos aleatório qualquer, k números dessa sequencia, os quais corresponderão aos elementos pertencentes à amostra.
Exemplo:
Vamos obter uma amostra representativa para a pesquisa da estrutura de 90 alunos de uma escola: a) Numeramos os alunos de 01 a 90; b) Escrevemos os números de 01 a 90, em pedaços igual de um mesmo papel, colocando-os dentro de