Administração
É um documento criado para obter melhores resultado e um excelente retorno à organização de marketing, detalha ações necessárias para atingir metas e objetivos, mostrando diversas maneiras de alcançar o sucesso desejado
O planejamento pode ser de um marca, serviço, produtos ou para outras linhas de produtos, esse processo de planejamento pode ter um prazo curto de um ano ou até cinco, isso não significa que o longo prazo seja o melhor planejamento , um bom plano de marketing deve basear-se numa solida estratégia, caso contrario este será de pouca utilidade.
O planejamento de Marketing deve ser entendido como um complemento ao plano de negócios e como instrumento indispensável ao desenvolvimento da empresa, ele tem a função de aliar os componentes para obter melhores resultados em promoção da marca ao público alvo.
É composto normalmente por: resumo executivo e sumario situação atual de marketing, análise de oportunidades e questões, objetivos, programas de ação, demonstrativos de resultado projetado, implementação, controles e realimentação.
Especialista em marketing já conceituado define o planejamento: “O plano de marketing estabelece objetivos, metas e estratégias do composto de marketing em sintonia com o plano estratégico da empresa” – Las Casas (2001).
Os benefícios que o planejamento proporciona é avaliar o nível de evolução da empresa pela comparação de resultados com o objetivo. Realizando um bom plano auxilia aos membros do marketing identificar onde seus esforços devem concentrar, ajuda os dirigentes a criar prioridade em como investir seus recursos e também pode ser utilizado para comunicar a todos os envolvidos qual o caminho que a empresa tomara.
Existem tipos de planos em diferentes propósitos: Plano Completo, Plano Básico, Plano Histórico e Plano para Novos Produtos.
Como todas essas informações é de total importância nos dias de hoje ter o planejamento em uma empresa, como o aumento da comunicação ao longo dos