ADMINISTRAÇÃO
Rita de cassia braga rodrigues
FINANÇAS EMPRESARIAIS
Trabalho apresentado para a disiciplinas de Administração Financeira e Orçamentaria, Mercado de Capitais e Direito Tributário apresentado à UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.
Professores: Fábio Proença, Karen Manganotti, Vânia Silva, Janaína Vargas.
Espinosa-MG
2013
Introdução
É necessário ter conhecimento do negócio para um aprofundamento das necessidades de uma política de investimento e financiamento. Através dessa prática, o Planejamento Financeiro torna-se indispensável para a estratégia empresarial fornecendo informações técnicas para os executivos se basearem na tomada de decisões que resultam no crescimento de uma empresa.
Vem sendo comprovado através do tempo que a sociedade depende de registros contábeis e econômico-financeiro para obter bons desempenhos quer no campo governamental, empresarial ou mesmo familiar. Hoje esses conceitos são fortes aliados aos gestores financeiros, fornecendo aos mesmos relatórios que podem ser analisados e a partir daí diagnosticar a situação financeira da empresa.
A Gestão Financeira é fundamental para que as empresas sejam bem sucedidas e sustentáveis buscando a perpetuidade, essa gestão concentra-se sobre o estudo das decisões financeiras assumidas na empresa: assim sendo antes de nos debruçarmos sobre o conceito de gestão financeira, importa claramente a definição da própria empresa.
A empresa é um agrupamento humano hierarquizado, que mobiliza meios humanos, materiais e financeiros para extrair, transformar, transportar e distribuir produtos ou prestar serviços e que atendendo a objetivos definidos por uma direção (pessoal ou colegial), faz interferir-nos diversos escalões hierárquicos as motivações do lucro e da utilidade social.
Esta definição de empresa é uma de entre as mais conhecidas. Um dos focos principais desse estudo é abordar a Gestão financeira, suas formas, seu