Administração
ADAM SMITH
Trabalho exigido na disciplina de economia para obtenção de nota.
PONTA GROSSA
2011
Introdução
Adam Smith, economista e filósofo escocês, é considerado,um dos mais influentes teóricos da Economia Moderna, sendo responsável pela Teoria do Liberalismo Econômico.
Conhecido por sua obra principal "Uma Investigação sobre a Natureza e as Causas da Riqueza das Nações", que foi apontada como modelo original e fonte de inspiração de sucessivas gerações de economistas das mais distintas orientações.
Quando se examina o contexto de seu pensamento que inclui "Teoria dos Sentimentos Morais", de 1759, além da obra que almejava publicar sobre os princípios gerais da lei e do governo e as diferentes revoluções que sofreram em diferentes épocas e períodos da sociedade, vê-se que sua obra prima "Riqueza das Nações", não é meramente um tratado de economia mas uma peça dentro de um sistema filosófico amplo que parte de uma teoria da natureza humana para uma concepção de organização política e de evolução histórica.
Biografia
Adam Smith nasceu supostamente em 5 de Junho de 1723 na cidade de Kirkcaldy, pequena cidade portuára na margem norte da enseada de Firth of Forth no mar do Norte, tendo sua importância pelo comércio de sal. Seu pai era fiscal de alfândega e sua mãe filha de um proprietário de terras.
Não se tem muitos episódios conhecidos a respoeito da infância de Smith, apenas que aos 4 anos foi raptado por ciganos e resgatado devido a intensas atividades de buscas.
Em sua época o Reino Unido estava vevendo um perído de grande atividade marítima que antecedeu a Revolução Industrial.
Fez seus primeiros estudos em sua cidade natal. Aos 14 anos ingressou no curso de filosofia na Universidade de Glasgow, fundada pelo papa Nicolau V a pedido do rei da Escócia Jaime II, e que seria futuramente centro do chamado Iluminismo Escocês.
Em 1740 conseguiu uma bolsa de estudos para estudar filosofia na Universidade de Oxford. Nesta, encontrou um