Administração
O AMBIENTE ORGANIZACIONAL INOVADOR - A VISÃO
PRAGMÁTICA DE ALGUMAS EMPRESAS
Francisco Gelinski Neto'
Luiz Alberto Cordioli2
Melissa Wachlevski Machado3
1. Introdução
O Brasil na década dos noventa integrou-se mais à economia mundial, graças a medidas liberalizadoras na área de comércio internacional bem como modificações de legislações restritivas ao livre fluxo de capitais e investimentos empresariais estrangeiros.
Neste contexto, a busca por competitividade acirrou-se. Somente possuem chances de expansão e sobrevivência os negócios que demonstram capacidade de adaptação e principalmente são inovativos em sua atuação.
Porém, algumas empresas brasileiras, mesmo antes do período citado, já incorporavam a inovação no seu dia-a-dia, como é o caso da
Companhia Suzano de Papel e Celulose, que desde a década dos 50 pautou sua atuação utilizando-se de um ambiente organizacional inovador.
Outra empresa, é catarinense, EMBRACO; uma empresa inovadora na área de produtos principalmente para refrigeradores.
Analisando-se diversos casos apresentados por Ferraz (2002), percebe-se que as empresas inovadoras são aquelas que possuem o estado de espírito voltado para a inovação e, isto somente é possível com uma filosofia empresarial inovadora. Abreu (2001) considera que o estado de
Professor do Curso de Graduação em Economia da Universidade Federal de Santa Catarina UFSC.
2 Mestrando de Engenharia de Produção e Sistemas da UFSC — EGPS.
3 Mestranda de Engenharia de Produção e Sistemas da UFSC — EGPS.
97
Textos de Economia, v.8, n.1, p.97-
O ambiente organizacional inovador
espírito inovador nas empresas é alcançado através das seguintes motivações: a) busca de novas oportunidades de mercado e negócios; b) desenvolvimento de capacitação tecnológica própria; c) elevação dos padrões de qualidade de seus produtos e serviços; d) racionalização e modernização de seu parque industrial e serviços; e)