Administração
Origem da Moeda
O Escambo e o Desenvolvimento da Atividade Econômica
O escambo(troca) quando se refere ao desenvolvimento das atividades economicas tem alguns problemas,um problema diz respeito à indivisibilidade dos objetos nas trocas. Montoro Filho (1992) dava como exemplo esse problema destacando a dificuldade que um fabricante de canoas teria se quisesse tomar um cafe. A vida nômade foi aos poucos dando lugar a produção e passou a utensílios de trabalho. A divisão do trabalho começou a se manifestar dentro dos grupos,assim cada um ganhou uma funçao específica como guerreiros, agricultores, pastores, artesãos e sacerdotes.A atividade econômica acabou evoluindo e se tornou mais complexa; o numero de bens e serviços exigidos para satisfação das necessidades do grupo aumentou,com isso,a troca acabou se tornando necessaria sobrevivência de grupo social.
A partir de então, alguns bens foram aceitos como intermediários de trocas, exercendo, portanto, função de moeda.
Evolução Histórica da Moeda
As primeiras moedas eram raras, para que tivessem valor e ter aceitação comum e geral. Elas tinham valor de uso e como e era comum todos usarem servia como "moeda de troca".
Usava-se como moeda de troca o gado entre outras coisas como o sal na roma antiga e o dinheiro em fios na arabia As moedas-mercadorias comecaram a variar bastante de um grupo para outro e de uma epoca para outra.Usava-se por exemplo, na Babilônia e Assíria antigas cobre, prata e a cevada como moedas; na Alemanha medieval, utilizavam-se gado, cereais e moedas cunhadas de ouro e prata; na Austrália moderna comecaram a usar como moeda coisas como o rum, o trigo e a carne.
Com o passsar do tempo, as moedas-mercadorias foram sendo descartadas. As principais razões para isso foram:
♦ Elas não cumpriam satisfatoriamente a característica de aceitação geral exigida nos instrumentos monetários. Além disso, perdia-se a confiança em mercadorias não homogêneas, sujeitas à ação do