ADMINISTRAÇÃO
GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
MANTENA – MGOUTUBRO, 2014 leone P. de SOUZA
JUROS SIMPLES
Os Juros Simples - São acréscimos que são somados ao capital inicial no final da aplicação. Podemos definir juros como o rendimento de uma aplicação financeira, valor referente ao atraso no pagamento de uma prestação ou a quantia paga pelo empréstimo de um capital.
A fórmula do Juro Simples é: j = C. i. t j = juros, C = capital, i = taxa, t = tempo
O regime de juros será simples quando o percentual de juros incidir apenas sobre o valor principal. Sobre os juros gerados a cada período não incidirão novos juros. Valor Principal ou simplesmente Juros simples é aquele que não é cobrado "juros em cima de juros" por exemplo, um produto comprado por 100 se você for pagar juros de 5% ao mês em 2 meses a juros simples, basta você pegar 100, encontrar os 5 porcento, e depois multiplicar pelos meses, nesse caso 10%.principal é o valor inicial emprestado ou aplicado, antes de somarmos os juros.
Valor presente ou valor atual refere-se a uma quantia hoje em dinheiro corrente. Se você vai receber R$100 dentro de um ano, hoje, ele vale menos. Portanto, o valor presente é aquele valor que capitalizado pelo próximo ano gera os R$100,00 no final do ano. Em outras palavras, o valor presente nada mais é do que o inverso do valor futuro. Valores presentes podem ser utilizados para descontar notas promissórias, títulos, cheques, etc. Se você financiar um bem qualquer em varias parcelas e resolver pagar adiantado algumas parcelas, obviamente que você sairá perdendo a menos que você tenha um desconto sobre o valor total. O desconto mínimo é aquele que fornece um rendimento exatamente igual à diferença descontada. Este é o mínimo requerido para que nem você nem a financeira saiam perdendo nesta transação. A pergunta que você deve estar fazendo é: se nem a financeira nem você sai perdendo, então, porque entrar nessa?