administração
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
AMANDA DIAS DE MOURA RA: 8641286704
NATHÁLIA DIAS DE MOURA RA: 8641283925
RESUMO DO LIVRO ARTE DA GUERRA
PROF° WALDMIR
RESUMO DO CAPÍTULO 7 - MANOBRAS
Sun Tzu fala sobre o perigo de entrar em confronto direto sem uma vantagem, fala das técnicas para se vencer uma batalha, uma tropa sem organização e um bom comando não se consegue obter o sucesso.
Ele começa o capítulo explicando os perigos de uma batalha, onde se deve ter harmonia para e foco em suas missões, sobre os reveses que você pode sofrer quando vai para uma batalha, é necessário saber se movimentar em uma guerra, saber quem são os seus inimigos e aquelas que estão a sua volta, discute a necessidade de métodos mais eficientes de comunicação citando as três coisas fundamentais 1) ter conhecimento do terreno; 2) bem utilizar a arte do engodo; e 3) mandar ver nos métodos de comunicação para o campo de batalha, pequenas e simples regras fundamentais, para não se cometer erros durante o contato com o inimigo.
Sun diz que numa guerra, o general que recebe suas ordens do soberano, deve concentrar suas forças e transformar seu exército em um conjunto harmonioso tratá-los com humanidade, sabendo reconhecer aqueles que se dedicam. Depois instalaras tropas em um lugar vantajoso. A manobra pode ser uma fonte de vantagem ou de perigo, sendo que seus objetivos devem ser secretos, ações de prontidão como um relâmpago que possa vim a ser vantajosas. Por isso se um exército tivesse que levantar acampamento e recolher suas armaduras às pressas, todos seriam feitos prisioneiros. Eles só mantinham alianças com os estados vizinhos depois de conhecer bem as intenções de seus soberanos. Se não houveram conhecimento adequado de um terreno, não deve colocar os exércitos nele, a não ser que se tenha um guia local. Um com comandante usa sua própria ordem para esperar pela desordem do inimigo e mantêm sempre a calma, ter a disciplina sobre a tropa, sabendo quando e na hora certa