Administração
Publicado em: Artigos
A sigla MASP – Metodologia de análise e solução de problemas, é um método estruturado para análise e melhoria de processo. O Objetivo principal é avaliar o processo e torná-lo mais eficiente corrigindo toda e qualquer eventual ruptura e/ou mau funcionamento.
O MASP – Metodologia de análise e solução de problemas consiste em uma sistemática estruturada com diversas etapas onde é possível, através de aplicação de ferramentas específicas, identificar oportunidades de melhorias e traçar um plano de correção, implementação e monitoramento.
O MASP – Metodologia de análise e solução de problemas tem origem no Japão e possui o mesmo conceito do PDCA, porém é possível encontrar pequenas variações na literatura. Abaixo temos as etapas da metodologia MASP – Metodologia de análise e solução de problemas:
Identificação do problema: Definir o problema e avaliar a importância.
Observação: Investigar os detalhes do problema de forma ampla para detectar todas as oportunidades de melhoria.
Análise: Investigar e determinas dos as causas principais
Plano de ação: Montar um plano para inibir todas as causas principais.
Ação: Inibir as causas principais.
Verificação: Verificar a efetividade da Ação.
Padronização: Montar o novo processo.
Conclusão: Revisar todo o processo para utilização em um trabalho futuro.
O MASP – Metodologia de análise e solução de problemas é uma ferramenta poderosa para os executivos e através dela é possível rever os processos efetuar as melhorias necessárias e assim alcançar os objetivos.
Apesar do MASP – Metodologia de análise e solução de problemas ser bastante difundido no Brasil e fazer parte do mundo corporativo há algum tempo, ainda encontramos diversas empresas que ainda não utilizam ou desconhecem a sua aplicação prática e o poder que tem essa ferramenta que, se bem utilizada, pode trazer ganhos significativos de produtividade e