Administração
ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA
SANTOS 2014
(Título do Trabalho)
Integrantes
Sumário
Para alcançar a eficácia o trabalho passou de um fim de si mesmo para constituir um meio de alcançar as metas e obter resultados. Essa reformulação representa uma revolução na teoria administrativa: uma mudança do panorama gravitacional no universo administrativo. Isso porque as pessoas e as organizações estavam mais preocupadas em executar e trabalhar do que produzir resultados. (Idalberto Chiavenato-teoria geral da administração)
Administração por objetivo (APO)
A partir da década de 1950, a teoria neoclássica deslocou a tensão antes fixada nas chamadas “atividades-meio” para os objetivos ou finalidades da organização. O enfoque baseado no método e no processo e a preocupação maior com as atividades (meio) passaram a ser substituídos por um enfoque nos resultados e objetivos a serem alcançados (fins). A preocupação de “como” administrar passou à preocupação de “por que “ou “para que” administrar. A ênfase em fazer o trabalho mais relevante aos objetivos da organização.
Teoria da organização
A teoria clássica concebe a organização como uma estrutura de órgãos e cargos, com uma forma e disposição das partes, além dor inter-relacionamento entre partes. Essa maneira de conceber a estrutura organizacional e influenciada pelas concepções antigas de organização (como a organização militar e eclesiástica) tradicionais, rígidas e hierarquizadas. Nesse aspecto, a teoria clássica não desligou do passado. Embora tenha contribuído para tirar a organização industrial do caos primitivo que enfrentava em decorrência da revolução industrial, a teoria clássica