Administração
3.1 Definições de inclusão
A inclusão é um processo pelo qual a sociedade se adapta para permitir a participação das pessoas em todos os seus setores, inclusive daquelas pessoas com necessidades especiais (PNE's), e estas, por sua vez, se preparam para assumir seus papéis na sociedade. O acesso de PNE's ao mercado de trabalho é um dos aspectos do processo de inclusão, importante por proporcionar às pessoas condições para a satisfação de suas necessidades básicas, a valorização de si mesma e o desenvolvimento de suas potencialidades.
O acesso de Portadores de Necessidades Especiais (PNE’s) ao mercado e trabalho é um dos aspectos do processo de inclusão, importante por proporcionar às pessoas condições para a satisfação de suas necessidades básicas, a valorização de si mesmas e o desenvolvimento de suas potencialidades. De acordo com o Censo de 2000, 14,4% da população brasileira tem necessidades especiais. Esse percentual corresponde a aproximadamente 24,5 milhões de pessoas, cuja média de empregabilidade é de apenas 2,05% (NERI; CARVALHO; COSTILHA, 2002).
Diante desta realidade, o presente artigo tem como objetivo apresentar informações sobre a inserção dos PNE’s no mercado de trabalho em Aracaju/Se. Serão abordadas ainda outras questões que permeiam a problemática, a exemplo do: conceitos de deficiência e trabalho levando em consideração as afirmativas de Sassaki e Marx; as fases de profissionalização (exclusão, segregação, integração e inclusão) destes sujeitos;assim como a atual Legislação Brasileira que ampara tal questão.
Para tanto, tornou-se necessário a realização de uma vasta pesquisa bibliográfica baseada em obras publicadas pelos estudiosos sobre o assunto já mencionado. Além de busca on-line por projetos executados e/ou em execução pelo poder público municipal. Desta forma, o artigo torna-se relevante pelo seu caráter esclarecedor, pois ao final da pesquisa pretende-se mostrar resultados que permeie