administração
Neste trabalho será apresentado o conceito de Sociedade Cooperativa e como é desenvolvido o passo a passo para monta-lá. A Cooperativa, como qualquer outra empresa necessita de documentação exigida por lei para a abertura e funcionamento.
De acordo com pesquisas realizadas, a Cooperativa Agrícola pode auxiliar na redução da pobreza, beneficiando o pequeno agricultor, com a alimentação e a venda do produto, que consequentemente gera fins lucrativos ao pequeno empresário.
SOCIEDADE COOPERATIVA
As Sociedades Cooperativas estão reguladas pela Lei 5.764, de 16 de dezembro de 1971, que definiu a Política Nacional de Cooperativismo e instituiu o regime jurídico das Cooperativas.
Cooperativa é uma associação de pessoas com interesses comuns, economicamente organizada de forma democrática, isto é, contando com a participação livre de todos e respeitando direitos e deveres de cada um de seus cooperados, aos quais presta serviços, sem fins lucrativos.
CAPITAL SOCIAL
O Capital Social será fixado em estatuto e dividido em quotas que serão integralizadas pelos associados, observando o seguinte:
O valor das quotas-partes não poderá ser superior ao salário mínimo;
O valor do capital é variável e pode ser constituído com bens ou serviços;
Nenhum associado poderá subscrever mais de 1/3 9 (um terço) do total das quotas-parte, salvo nas sociedades em que a subscrição deva ser diretamente proporcional ao movimento financeiro do cooperado ou ao quantitativo dos produtos a serem comercializados, beneficiados ou transformados ou ainda, no caso de pessoas jurídicas de direito publico nas cooperativas de eletrificação, irrigação e telecomunicação.
As quotas partes não podem ser transferidas a terceiros a sociedade, ainda que por herança.
CARACTERÍSTICAS GERAIS DA SOCIEDADE COOPERATIVA
A sociedade cooperativa apresenta os seguintes traços característicos:
1) É uma sociedade de pessoas.
2) O