Administração
Para que se possam compreender as organizações como um fenômeno social e desenvolver modelos explicativos ou descritivos de práticas organizacionais.
2. Como o contexto histórico influência o surgimento de cada uma das escolas de pensamento apresentadas neste capítulo? Dê exemplos.
Foi a Revolução Industrial que permitiu a consolidação de um novo modo de produção e organização do trabalho, o capitalismo, passando a estabelecer condições necessárias para o surgimento da administração. Em meados do século XVIII chega ao fim o feudalismo e iniciando algumas mudanças, a exemplos:
- o fortalecimento das atividades comerciais e surgimentos das cidades;
- o surgimento do poder das máquinas e criação da indústria manufatureira;
3. Quais as principais diferenças entre as correntes de pensamento que compõem a escola clássica de administração? Concorda que a administração cientifica e a gestão administrativa sejam estudadas no âmbito da mesma escola?
Taylor teve como foco a análise dos processos operacionais de trabalho. Fayol focou na análise da organização como um todo. Weber na orientação do modelo teórico e descritivo. A administração científica e a gestão administrativa tem como principal característica a busca contínua de métodos e técnicas científicas racionais, de caráter universal.
4. O que é o enfoque contingencial? Quais são as principais contingências identificadas pelas pesquisas nessa área?
É a não existência de uma maneira única de as organizações melhor funcionarem. Cabe ao administrador adaptar suas organizações às características do ambiente. Enfatizaram dois conceitos básicos sobre a dinâmica das organizações. Um deles, a diferenciação, parte da relação que cada subsistema da organização tem unicamente com o que lhe é importante. O outro, integração, opõe-se ao conceito anterior, e se refere ao processo gerado por pressões vindas do ambiente global da organização