administração
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTABÉIS – DCC
ORGANIZAÇÃO
ADRIANA
ANA PAULA
DÉBORA
EMANUELI
GABRIEL RENAN
JAQUELINE S. GATI
LARISSA
NATÁLIA
SANDRA
MARINGÁ
2014
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO 3
1.1- OBJETIVOS 3
1.1.1- Objetivos Gerais 4
1.1.2- Objetivos Específicos 4
2- REFERENCIAL TEÓRICO 5
3- METODOLOGIA 8
4- CONCLUSÃO 9
5- REFERÊNCIAS 10
REFERENCIAL
As organizações podem ser estudadas como uma Instituição Social, um exemplo deste modelo é a Empresa. Mas também, pode ser estudada como um item que faz parte do Planejamento das Entidades. Segundo (CHIAVENATO), “A palavra organização pode ser usada com dois significados: como uma Unidade Social e também como Função Administrativa”.
Desta forma, quando aprofundamos este estudo das organizações de modo específico como uma Instituição Social, diz-se que a organização é um conjunto de recursos com o intuito de desenvolver o que foi proposto. Assim, a organização terá que organizar os insumos, para que eles sejam transformados e assim atinjam os objetivos da instituição, que é gerar produtos e serviços para os seus clientes. Segundo, (MAXIMIANO), “Uma organização é um sistema de recursos que procura realizar algum tipo de objetivo ou um conjunto de objetivos”.
Quando analisamos a organização como um processo administrativo, constatamos que ela tem a função de organizar, integrar e estruturar os recursos que dispõem. Desta forma, segundo, (CHIAVENATO), a organização está interligada com o planejamento, a direção e o controle, para que juntos formem o processo administrativo. Desta maneira, a organização é essencial para a empresa, pois é através dela que se define como devem ser usados os recursos, para que se consiga o resultado esperado. Logo, a organização representa todos os meios que a empresa utiliza para pôr em pratica à ação empresarial a fim de atingir os seus objetivos.
De