Administração
A administração é ciência ou arte: é impossível considerar a administração uma arte, administração é uma ciência que estuda as organizações e as empresas com fins descritivos para compreender seu funcionamento, seu funcionamento, sua evolução, seu crescimento e seu comportamento.
Intimamente vinculada à técnica de administração, que trata de conduzir as organizações e empresas aos objetivos visados. Assim, ciência e técnica de administração atuam de forma complementar e interativa: o campo explicativo da ciência alimenta a técnica; dos progressos da técnica surge à realimentação para o campo da avaliação e redefinição das explicações científicas.
Antecedentes da administração
Dos filósofos;
Da organização da igreja católica;
Da organização militar;
Da revolução industrial;
Dos economistas liberais e dos pioneiros da administração, a exemplo dos atores da abordagem clássica da administração Científica e teoria clássica da Administração.
Filósofos (A.C)
Platão
Descartes - método cartesiano
1. Princípio da análise
2. Princípio da síntese
3. Princípio da enumeração
Igreja Católica
Quanto à forma de constituição de sua estrutura organizacional.
Revolução industrial (Sec. XIX e XX).
Avanço da tecnologia nos processos produtivos; aos desenvolvimentos do transporte, do aumento das populações nas cidades e da necessidade de criar meios de aumento do volume de produção pra atender a um consumo em massa.
Economistas Liberais (Sec. XVIII).
A época de maior desenvolvimento da economia capitalista, a ideia de livre concorrência, do confronto de objetivos entre capital e trabalho, “A Riqueza das Nações”.
Unidade 2 Abordagem Clássica da Administração.
Administração científica origens
A primeira abordagem da teoria geral da administração. Sua origem se localiza no conjunto das experiências obtidas de trabalhos efetivos, emprego de métodos empíricos, a força impulsionadora desse esforço foi a de reduzir a improvisação