administração
Os processos de monitorar pessoas compreendem:
1) Banco de dados
2) Sistemas de informações gerenciais.
Monitorar significa seguir, acompanhar, orientar e manter o comportamento das pessoas dentro de determinados limites de variação.
As organizações não operam na base da simples improvisação e nem funcionam ao acaso, mas de acordo com determinados planos no sentido de alcançar objetivos, cumprir sua missão e atingir sua visão através de estratégias bem definidas. Por isso, as organizações requerem considerável esforço de monitoração em suas várias operações e atividades.
Desta forma, monitorar significa acompanhar essas operações e atividades para garantir que o planejamento seja bem executado e que os objetivos sejam alcançados adequadamente.
Os processos de monitoração estão relacionados com a maneira pela qual os objetivos devem ser alcançados através das atividades das pessoas que compõem as organizações.
Numa abordagem tradicional, os processos de monitoração seguem o paradigma de uma teoria pela qual as pessoas precisam ser monitoradas por questões de:
Desconfiança a respeito das pessoas e controle sobre seu comportamento;
As pessoas devem ser controladas para se ajustar e obedecer ordens, numa postura de fiscalização e vigilância;
As pessoas devem seguir um código rígido de disciplina que impõe restrições e limitações para manter a dependências das pessoas, privilegiando um sistema de castigos e penalidades;
O controle e monitoração deve ser centralizado no DRH.
Numa abordagem tradicional, os processos de monitoração seguem o paradigma de uma teoria pela qual as pessoas são monitoradas por questões de:
Respeito e confiança das pessoas e incentivo ao seu comportamento;
Atribuir às pessoas total autonomia e flexibilidade no desempenho de suas funções;
Liberdade e autonomia para impulsionar a iniciativa e criatividade das pessoas;
Oferecer um sistema de