administração
UNIVERSIDADE PARANAENSE
LUCAS GOMES DA SILVA
RA: 137363
A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA CONTABILIDADE
PROFESSOR ADALBERTO
CONTABILIDADE
GUAÍRA
2014
INTRODUÇÃO
A contabilidade já existia desde o início da história e com o passar do tempo sofre mudanças em inúmeros sentidos, como por exemplo, cultural, econômico, político, social e científico, desenvolvendo-se continuamente à medida que o homem evoluía os conhecimentos.
A contabilidade surgiu com a história da humanidade, indícios indicam seu surgimento há cerca de 4.500 a. C., com o surgimento das cidades aparecem às atividades comerciais, pois antes só trabalhavam com troca de mercadorias. Percebe-se que a evolução da ciência da contabilidade deu-se lentamente até surgir à moeda.
Com a grande preocupação em manter os bens e as propriedades o homem foi aperfeiçoando os instrumentos de avaliação da situação patrimonial, e devagar as atividades comerciais foram evoluindo. No Brasil as práticas contábeis foram ganhando força e reconhecimento lentamente, também nasceu com o comércio, que se iniciou com a colonização Portuguesa e com a abertura dos portos. A contabilidade está diretamente envolvida com a tomada de decisão e controle do patrimônio, servindo para padronizar os balanços e demonstrações financeiras das empresas, favorecendo o trabalho dos profissionais da área contábil, surgindo a padronização com às normas internacionais. Com o início das normas internacionais de contabilidade, vários países, incluindo o Brasil estão buscando proporcionar uniformidade nas demonstrações, reduzindo custos de muitas empresas, promovendo mercado, e promovendo eficiência e eficácia para as organizações no país.
EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE
Na antiguidade, segundo Sá (2008) foram encontrados vários indícios de contabilidade, em grutas por exemplo. Essas práticas contábeis eram feitas sem serem percebidas, como parte da cultura,