Administração
Segundo a autora Marilena Chaui as nossas decisões são influenciadas pelos sentimentos, mas também pelas nossas avaliações de conduta que nos levam as justificações para que a nossa consciência moral possa exercer sua função.
A consciência e o senso moral dá ideia ao indivíduo de liberdade, pois falam a respeito dos valores, sentimentos, desejos, escolhas entre o bem e o mal e a vontade de afastar-se do sofrimento e da dor.
Para um indivíduo ser considerado um sujeito moral necessita de acordo com a autora ter consciência de si e do mundo ao seu redor, controlar e decidir sobre seus impulsos e vontades, reconhecer suas atitudes e as consequências delas e possuir sentimentos de liberdade e não de submissão.
Marilena afirma que o senso e a consciência moral possuem como fundo de atuação a cultura. Ela surge de maneira imperceptível originando os valores morais acrescentando assim sentidos novos aos indivíduos, criando hábitos, costumes, normas que os mesmos devem respeitar ou desprezar.
Os juízos morais dividem-se em: de valor ou normativos. Os considerados de valor nos dizem o que são o bem e o mal, a liberdade, a felicidade, já os normativos nos dizem as intenções, atos e comportamentos.
Teses sobre a Ética
A ética sempre esteve relacionada com padrões de conduta que regem as relações interpessoais com meios de evitar e controlar a violência com o intuito de manter a segurança física e psíquica dos membros de uma sociedade ou apenas grupos sociais.
Para o campo ético, as pessoas não são objetos e devem ter a sua condição de seres humanos racionais e livres assegurados através de normas que determinam as permissões e proibições com a finalidade de impor limites e controles em relação à violência.
Para que ocorra a conduta ética é necessária à ação de um agente consciente que sabe diferenciar os valores, e tem a capacidade de analisar e refletir sobre situações. O poder deliberativo e decisório desse agente é importante na visão