Administração
“DR. ARISTIDES DE CARVALHO SCHLOBACH”
DISCIPLINA: TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES II TRABALHO – AVALIAÇÃO BIMESTRAL
Com base nas afirmações abaixo:
“Cultura organizacional consiste em um conjunto de ideologias de forte carga emocional e resistente a mudanças, que auxilia os membros organizacionais a lidar com certezas e ambigüidades”. Trice e Beyer (1993).
Nível dos pressupostos inconscientes: determinam como os membros de um grupo, percebem, pensam e sentem.
Influenciadores externos: governo, mercado de capitais (acionistas), clientes, competidores, comunidade, associação de empregados, etc;
A resistência pode ser minimizada, se o indivíduo ou grupo participante do processo de mudança for capaz de constatar resultados positivos quando se coloca na balança as perdas e ganhos.
Liderança envolve duas ou mais pessoas e trata-se de um processo exercido de forma intencional por parte do líder sobre seus seguidores. Desafios da liderança: motivar, inspirar, sensibilizar e comunicar. Não necessariamente quem é gestor é líder e não necessariamente quem é líder é um gestor. Gerir significa fazer as organizações funcionarem por meio das pessoas, estruturas e processos organizacionais. Existem pessoas que manifestam perfil de liderança, habilidade e competência pessoais e profissionais e acabam influenciando as pessoas.
1) Faça um resumo do filme: Recém chegada (New in Town). 2009. EUA. Direção: Jonas Elmer e, em seguida, responda, de forma dissertativa, sobre os aspectos organizacionais vivenciados no filme, utilizando as orientações abaixo. Mínimo de duas páginas.
a) Qual a cultura organizacional predominante na empresa matriz? b) Qual a cultura organizacional predominante na fábrica? c) Qual a atitude inicial do administrador nomeado para gerir a fábrica? d) Quais os pressupostos inconscientes existentes nos funcionários da fábrica? e) Quais os influenciadores externos? f)