ADMINISTRAÇÃO
1) A partir de 1995, no âmbito do setor público brasileiro, principalmente nas esferas federal e estadual do Poder Executivo, vem-se desenvolvendo uma tecnologia de gestão pública alicerçada em dois pontos, cite quais são.
Tornar a gestão pública mais voltada para o cidadão e para a sociedade do que para a burocracia, em outras palavras, colocar a burocracia a serviço do cidadão, tirando dela todas as exigências desnecessárias,
Dar à gestão pública as características da gestão contemporânea – de excelência ou de classe mundial – sem, conteúdo ferir sua essência pública.
2) No artigo trinta e sete, o texto constitucional define cinco princípios que regem a administração pública brasileira, cite quais são e seu conceito.
1. Legalidade: estrita obediência à lei; nenhum resultado poderá ser considerado bom, nenhuma gestão poderá ser reconhecida como de excelência à revelia da lei.
2. Impessoalidade: não fazer acepção de pessoas. O tratamento diferenciado restringe-se apenas aos casos previstos em lei. A cortesia, a rapidez no atendimento e a confiabilidade são requisitos dos serviços públicos e devem ser agregados a todos os usuários indistintamente. Em se tratando de organização pública, todos os seus usuários devem ser pessoas muito importantes.
3. Moralidade: pautar a gestão pública por um código moral.
4. Publicidade: ser transparente, dar publicidade aos fatos e aos dados. Essa é uma forma eficaz de indução do controle social.
5. Eficiência: fazer o que precisa ser feito com o máximo de qualidade ao menor custo possível. Não se trata de redução de custo de qualquer maneira, mas de buscar a melhor relação entre qualidade do serviço e qualidade do gasto
3) Alguns fundamentos preconizados pela Fundação Nacional da
Qualidade – FNQ incluem algumas adaptações feitas pelo
GESPÚBLICA, com o objetivo de tornar os princípios aplicáveis aos órgãos e entidades públicos. Cite e defina quatro fundamentos da gestão de excelência.
·