Administração
Divisão do trabalho – o trabalho deve ser dividido em tarefas simples, proporcionando a execução mais eficiente e mais produtiva. Seleção formal – a especialização é o critério mais primordial, todos os membros da organização deve ser selecionado com base em qualificações técnicas.
Impessoalidade – as regras e controles devem ser aplicados, de maneira uniforme para todos dentro da hierarquia, evitando os privilégios e preferencias pessoais.
Orientação de carreira – os administradores são profissionais assalariados e devem seguir um plano de progressão da carreira dentro da organização.
2) De acordo com Weber, quais são os três tipos legítimos de autoridade?
Autoridade tradicional – se baseia nos usos e costumes, passa de geração para geração e depende da “santidade dos hábitos”. Autoridade carismática – baseia se nas qualificações pessoais do líder e depende de os seguidores admirarem tais qualificações. Autoridade legal / racional – baseia se em normas impessoais e racionais, cuja a figura de autoridade e cujos direitos e obrigações.
3) Estabeleça a distinção entre poder e persuasão. Poder – é a probabilidade de o individuo executar sua vontade apesar das resistências opostas, o poder inclui o controle da situação mediante ameaças ou coações, ou por meio de manipulações das condições de modo a obter obediência, poder não é autoridade. Persuasão - é a faculdade de o inimigo influenciar a decisão ou a ação de outro mediante a razão, a logica e a argumentação.
4) Quais as funções da burocracia? Explique-as.
Especialização: Objetiva o crescimento da produtividade
Estrutura: Dá forma e conteúdo à organização
Previsibilidade: Estabilização (por regras, regulamentos e estruturas, racionalização relações humanas)
Racionalidade: Julgamentos segundo critérios gerais x capricho, prestígio ou extravagância
Democracia: competência como única base para manutenção de um cargo,