Administração
O presente trabalho vem contar sobre as origens e o contexto no qual surgiu a Teoria das Relações Humanas, a passagem da ênfase na estrutura e tarefas para a ênfase nas pessoas. Com isso ela conta a experiência de Hawthorne e suas conclusões.
A Teoria das Relações Humanas surgiu nos Estados Unidos, sendo um movimento de reação a oposição à Teoria Clássica da Administração.
AS ORIGENS DA TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
Alguns fatos deram origem à Teoria das Relações Humanas:
1. A necessidade de humanizar e democratizar a Administração, passando dos conceitos mecanicistas da Teoria Clássica, adequando-a aos novos padrões de vida do povo americano. Revelando-se com um movimento voltado para democratizar os conceitos administrativos.
2. O desenvolvimento das ciências humanas, destacando a psicologia, e com sua crescente influência as ciências humanas vieram demonstrar a inadequação dos princípios da Teoria Clássica.
3. As ideias da filosofia pragmática de John Dewey e da psicologia Dinâmica de Kurt Lewin, foram fundamentais para o humanismo na Administração. Sendo Dewey e Lewin contribuintes para a concepção do fundador da escola Elton Mayo. A sociologia de Pareto foi fundamental.
4. As conclusões da experiência de Hawthorne, realizadas entre 1927 e 1932, sob a coordenação de Mayo que finalizavam os principais postulados da Teoria Clássica da Administração.
A Experiência de Hawthorne
Em 1927, o Conselho Nacional de Pesquisa iniciou uma experiência na fábrica de Hawthorne da Western Eletric Company, em Chicago, para avaliar a correlação entre iluminação e eficiência dos operários, medida por meio da produção. Coordenada por Elton Mayo, o trabalho se estendeu à fadiga, ao acidentes de trabalho, à rotatividade do pessoal (turnover) e ao efeito das condições de trabalho sobre a produtividade do pessoal. Os pesquisadores puderem ver que os resultados da experiência eram prejudicados por