Administração
O problema definido pelo grupo foi “falha na transmissão das informações” tendo como causas: a falta de atenção na execução das tarefas, falta de controle nos procedimentos, falta de monitoramento continuo nas operações e a negligência na execução do exame. O foco da pesquisa foi sobre Controle e Ética.
Como estratégia de pesquisa o grupo se reuniu primeiramente em sala de aula onde foi feito o plano de estudo observando o problema proposto e o tópico a ser pesquisado. Os temas escolhidos para a pesquisa e os respectivos pesquisadores foram: Rodolpho, Joseana e Bruno ficaram encarregados de pesquisarem sobre processo de controle e componentes do processo de controle, Vinícius e William ficaram encarregados sobre ação corretiva e avaliação do desempenho e Magnéia ficou encarregada de pesquisar sobre ética profissional.
Para finalização da pesquisa a equipe se reuniu na biblioteca da PUC-Campinas, Campus 1, onde a equipe pesquisou em livros didáticos e internet assuntos inerentes ao problema abordado e debateu sobre o problema a fim de encontrar a melhor solução a ser proposta.
Conceitos Relevantes
[...] O controle consiste em ações sequenciais tomadas pela administração para estabelecer os padrões de desempenho, medir e avaliar o desempenho e tomar medidas corretivas quando necessárias. O controle é absolutamente essencial para poder fazer o uso mais eficaz dos escassos recursos organizacionais. Ele deve avaliar como os recursos são utilizados, tomar medidas corretivas quando forem necessárias e planejar eficazmente para o uso mais eficiente dos recursos no futuro. (Montana e Charnov, 2010, p. 264)
O processo de controle é praticado por todas as áreas e níveis da administração de uma organização, embora haja muita variação na aplicação do controle em diferentes áreas organizacionais. No entanto, o processo básico permanece o mesmo. 1- definir padrões de desempenho, 2- calibrar o desempenho, 3- avaliar o