ADMINISTRAÇÃO
GESTÃO DAS INFORMAÇÕES
MACEIÓ – AL
2013
TIPOLOGIA DE INDICADORES
MACEIÓ – AL
2013
Resumo
Dentre a composição organizacional de uma empresa, e o dinamismo dos processos decorrentes as atividades rotineiras administrativas, os gestores buscam ferramentas cada vez mais eficazes para alcançar resultados positivos para organização, tendo em vista as constantes mudanças tecnológicas operacionais. Sendo desta forma, a necessidade de utilizar parâmetros capazes de controlar e gerenciar os objetivos traçados pela organização. Com isso a um grande crescimento da utilização de indicadores de processos, uma vez que o mesmo é capaz de ser classificado sob diversas tipologias para atender as áreas especificas de cada organização.
Palavra chave: Parâmetros, Classificação e Indicadores.
Sumário
Introdução
Diante da necessidade de obter ferramentas capazes de indicar resultados satisfatórios e de controle de operações gerencias dentro de uma organização, os gestores vem frequentemente utilizado indicadores para analisar os resultados obtidos pelos processos articulados perante a empresa. Sendo desta forma, a necessidade de utilização de parâmetros para saber se um determinado objetivo de melhoria foi alcançado ou não.
Os indicadores normalmente podem ser classificados por diversas tipologias, pois a tipologia se refere ao estudo de traços característicos de um conjunto de dados, visando a determinar tipos. Ou seja, a tipologia de indicadores é utilizada para dar classificação a um determinado indicador, a exemplo de quanto ao objeto, quanto à responsabilidade, quanto ao vinculo com outro indicador, e etc.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A tipologia é um estudo de parâmetros característico de um conjunto de dados, visando determinar tipos ou sistemas. Ou seja, estudo de tipos, exemplo: copo (água,