administração
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
O objetivo destas teorias , é com tudo apresentar e discutir os conceitos desenvolvidos. Com finalidade de garantir a compreensão da abrangência da atuação, muito importante para uma futura atuação nesta área profissional, contribuindo para o entendimento das organizações como sistemas dinâmicos, que necessitam da aplicação de teorias e conceitos adequados , acrescido da evolução administrativa ao longo da história. Certo que esse pensamento encontra-se em permanente evolução.
São elas: CLÁSSICA, CIENTÍFICA, NEOCLÁSSICA, HUMANISTICA, COMPORTAMENTAL.
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
A Teoria Clássica da Administração foi criada pelo engenheiro Henri Fayol, que criou o Centro de Estudos Administrativos. Fayou enfatizava a estrutura organizacional, em busca da máxima eficiência do “homem econômico”, focando no planejamento.
Suas principais funções eram: planejar, organizar, comandar, controlar, coordenar. Porém, sua teoria sofreu diversas criticas devido a obsessão pelo comando, a visão da empresa como um sistema fechado, exploração dos trabalhadores e a falta de fundamentos científicos.
Fayol criou 14 princípios básicos, complementando a teoria de Taylor, que são: divisão do trabalho, autoridade, disciplina, unidade de comando, unidade de direção, subordinação dos interesses individuais, remuneração, centralização ou descentralização, linha de comando, ordem, equidade, estabilidade dos funcionários, iniciativa e espírito de equipe.
TEORIA CIENTIFICA DA ADMINISTRAÇÃO
A Teoria Cientifica ou Taylorismo, desenvolvida por Frederick Taylor, no século XX enfatizava a tarefa, com objetivo do maior rendimento do serviço, ou seja, produzir mais em menor tempo, porém, com qualidade sendo supervisionado para que não houvesse interrupções nem mesmo para descansos. Taylor queria pessoas “robôs” , não admitindo que a gerência deixasse o controle nas mãos de um simples operário.
Taylor focava na eficiência no trabalho, tendo que