administração
Espinosa-MG
2012
CONTABILIDADE, ORÇAMENTO e DIREITO EMPRESARIAL.
Trabalho Apresentado a Disciplina Atividades Interdisciplinares, do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR
Equipe de porfessores do 4º semestre
Espinosa-MG
2012
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo, apresentar os conhecimentos sobre a contabilidade, abrangendo aplicações sobre orçamento e direito empresarial, destacando a suas importâncias dentro da empresa ou entidade.
O tema proposto “contabilidade, orçamento e direito empresarial.” é de grande importância, já que o exercício do orçamento é tão antigo quanto os homens. Na época pré-histórica, os homens das cavernas em épocas de inverno, previam a necessidade da alimentação para passar um determinado período, desta maneira, eles desenvolviam práticas de orçamento, dessa forma numa empresa que os sistema é mais complexo ter uma contabilidade bem elaborada com um orçamento adequado se tornou imprescindível para que seja possível enfrentar as oscilações do mercado.
Um orçamento, em contabilidade e finanças, traz suas receitas e despesas de um indivíduo, organização ou governo relativo a um determinado período de execução (ou exercício) geralmente anual, mas que também pode ser mensal, trimestral, plurianual, etc.
No Brasil a evolução e o desenvolvimento da técnica orçamentária são recentes. Data-se dos dias de atividade do Conselho Federal do Serviço Público Civil, Criado pela lei nº. 284, de 28 de outubro de 1936 e extinto pelo Decreto-lei nº. 579, de 30 de julho de 1938, que organizou o Departamento Administrativo do Serviço Público-DASP, subordinado diretamente ao Presidente da República e em cooperação e articulação com o serviço Publico Federal.
Embora a Divisão de