Administração
O mundo passar por diversas transformações e a cada instante tudo muda. Não é de hoje que vivemos intensamente esta mudança. Este estudo nos relaciona o termo de coperativismo que vem da palavra cooperação. Hoje, em várias ocasiões necessitamos de cooperação, na verdade o universo depende disso.
Todos nós seres humanos passa por um processo contínuo de cooperação para garantirmos a nossa sobrevivência. O termo coperativismo é uma doutrina cultural e sócio-econômica que relaciona a liberdade humana e visa na solução de problemas econômicos.
DEFINIÇÃO DO COPERATIVISMO
O Cooperativismo surgiu como forma de organização social para a solução de problemas econômicos. Nasceu no mesmo contexto e na mesma época do Comunismo e do Sindicalismo, que tinham objetivos semelhantes, mas propostas distintas. O Comunismo propunha a estatização dos meios de produção para aniquilar o Sistema Capitalista. O Sindicalismo incentivava a organização dos trabalhadores em defesa dos seus interesses, diante das empresas capitalistas. O Cooperativismo optou pela organização autogestionada de pessoas para a solução de problemas específicos. Depois de um século de experiências, constata-se o fracasso do Comunismo, o enfraquecimento do Sindicalismo e o fortalecimento do Cooperativismo, já implantado em todos os países e em todos os setores da economia.
DEFINIÇÃO COPERATIVA
“Cooperativa é uma associação autônoma de pessoas que se unem, voluntariamente, para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de um empreendimento de propriedade coletiva e democraticamente gerido”.
Basicamente o que se procura ao organizar uma Cooperativa é melhorar a situação econômica de determinado grupo de indivíduos, solucionando problemas ou satisfazendo necessidades comuns, que excedam a capacidade de cada indivíduo satisfazer isoladamente.
A Cooperativa é então, um meio para que um determinado grupo de indivíduos atinja