administração
O objetivo deste trabalho é o de analisar o mercado de franquias no Brasil, empregando as mais variadas ferramentas de análises e esclarecimentos. Nesse sentido, espera-se que possa ser mostrado através da metodologia empregada, o motivo da expansão deste ramo que a cada dia torna-se tão expressivo na economia brasileira. Procurou-se também, adequar-se o tema dentro da proposta solicitada, com bastante ênfase às competências organizacionais relativo às franquias. Mostra também o que é, como funciona, e quais são os aspectos e processos para se tornar um franqueado.
Competência é o profissional que remete à idéia de capacidades, soma de conhecimentos ou habilidades na prática profissional. A expectativa é de que o profissional dotado de competência encontre mais facilidade para se colocar no mercado de trabalho.
As competências organizacionais estão relacionadas aos valores individuais da empresa, são características primordiais das pessoas as quais foram recebidas por meio de herança genética e desenvolvidas por intermédio do conhecimento e da convivência social de cada uma. Também são consideradas competências requeridas e comuns a todos os funcionários da empresa. A competência de liderança está relacionada à gestão de recursos, são de natureza cognitiva, relacional e comunicativa.
As principais competências que um profissional deve ter são: Técnicas - Essas competências estão ligadas à cadeia de valores dos negócios, são específicas e vinculadas às atividades operacionais e aos processos específicos de cada área.
São competências requeridas a todos os servidores da empresa e também são específicas de acordo com o cargo ou conforme os processos. Competências mais importantes para a empresa. Adaptação rápida às mudanças internas ou externas;
Desenvolvimento de liderança; Capacidade de colaboração; Criatividade; Inovação; Capacidade de relacionamento; Capacidade de diagnosticar e gerenciar riscos; Coragem para enfrentar desafios; Capacidade