ADMINISTRAÇÃO
Introdução
Atualmente nas empresas o que se busca é a excelência em relação aos concorrentes, e para alcançar esse objetivo às empresas tem enfrentado diversos problemas dentro de suas organizações.
Como veremos a seguir as teorias administrativas servem para ajudar a solucionar alguns desses problemas, e claro com a ajuda de bons lideres dinâmico e com visão de mercado e de mundo agindo em conjunto com as equipes e sabendo se adaptar as constantes mudanças ambientais as empresas podem conseguir atingir seus objetivos.
Veremos também que o ambiente determina a estrutura e o funcionamento das organizações, pois as características das organizações não dependem dela própria e sim das circunstancias ambientais e da tecnologia que ela utiliza.
1.1 Teoria de Sistema
Uma das teorias que tiveram maior repercussão e que influenciou diversos campos do saber foi a teoria de sistemas. Foi somente a abordagem sistêmica que ligou os descobrimentos comportamentais com o tratamento estrutural. Pode-se dizer que a base da abordagem sistêmica está diretamente relacionada com a teoria geral de sistemas, elaborada pelo biólogo alemão Bertalanffy, através da qual se buscou definir um corpo único para a ciência que pudesse integrar todas as abordagens, até então apresentadas por pesquisadores e cientistas de outras disciplinas.
O sistema é um conjunto de elementos interdependentes que se unem para alcançar um objetivo, pois juntos conseguem que o resultado alcançado final seja maior do que o resultado de maneira isolada.
Assim a teoria de sistemas desenvolveu uma ampla visão do funcionamento organizacional, mas abstrata para resolver problemas específicos da organização e sua administração.
1.2 Teoria Matemática
Teoria matemática da administração é a parte das teorias da administração de empresas, utilizadas na teoria da administração para fins de estudo. Faz parte da abordagem sistêmica da administração, juntamente com a teoria