Administração
Em uma indústria de fundição do Norte Catarinense
O artigo se trata de uma empresa que trabalha com automotivos, portanto a qualidade de seus serviços são extremamente importantes para atuar no mercado competitivo. Uns dos produtos de destaque na empresa é um determinado bloco de motor para caminhões a disel, pela sua capacidade de durabilidade, ou seja, seu grau de resistência a tração.
A empresa trabalha através do método de amostragem, onde o primeiro bloco do lote passa por um processo minucioso, caso não aja nenhum, erro todo lote é aprovado, caso aja algum distúrbio á uma analise critica em relação a todo lote que é apresentado através de gráficos analíticos.
O dado adquiridos pela empresa vamos supor anualmente podem revelar informações que nos levariam a um melhor controle de qualidade. No artigo segue uma tabela que mostra a produção da empresa durante o ano de 2004, onde podemos encontrar a freqüência amostral de um bloco/dia.
Com o valor da freqüência se torna possível uma analise estatística onde podemos obter dados que demonstrem se distribuição esta normalizada ou não. Se os dados estiverem numa escala normal e possível a aplicação de gráficos de controle do tipo Shewhart.
Exemplo:
Criados por Walter A. Shewhart são gráficos que constituem de uma linha central e duas linhas paralelas a esta, chamadas de limites inferior e superior de controle. Infelizmente esses gráficos são ineficazes para detectar pequenas alterações na média.
Alem dos gráficos é necessário o valor da amplitude, já que estamos falando de uma amostra unitária, e que se trata de uma amplitude móvel, que consiste na diferença entre a maior e a menor medida de tração. Para adquirir o resultado podemos usar duas formulas:
Voltando ao assunto gráfico, com objetivo de detectar possíveis mudanças na media do processo, foram construídos os gráficos alternativos aos de sahewhart.
Como por exemplo: O