Administração
Nos dias atuais existe a necessidade de constantes modificações das estratégias organizacionais, considerando isso, deve-se adequar às diversas e rápidas transformações de cenário cada vez mais inconstante e globalizado. Quando se fala sobre sistemas de informação, não estamos se referindo apenas aos sistemas informatizados, mas sim, a todo e qualquer processo que gere informação para a tomada de decisão.
Para acompanhar a velocidade de tais mudanças, as organizações devem ser cada vez mais flexíveis, revisando permanentemente seus processos. No entanto, para que se tenha sucesso nessa revisão, é imprescindível a visão e o conhecimento da empresa como um todo, o que permite a identificação dos diversos sistemas e subsistemas da instituição. Além disso, devem ser levados em consideração outros fatores, como a missão e cultura da organização.
O presente trabalho aborda, inicialmente, a importância da visão sistêmica sobre a tomada de decisão alertando, no entanto, para a, não só aquelas provenientes dos sistemas internos. Posteriormente, é mostrada a empresa como um sistema aberto e a necessidade da visão sistêmica no desenvolvimento dos sistemas de informação, especialmente os gerenciais e, a seguir, são demonstrados os cuidados necessários para a implementação, com sucesso, dos sistemas informatizados nas organizações.
1
O que é pensamento sistêmico.
A abordagem sistêmica foi desenvolvida a partir da necessidade de explicações complexas exigidas pela ciência. Martinelli(2006,p.3)
Em dias de hoje algumas areas do conhecimento humano que impõe uma nova visão de mundo, quando propoem uma superação a crise, que se abate sobre a sociedade, ciencia, tecnologia, educação. Estas crises segundo alguns pesquisadores é causada por causa do exesso de racionalismo, que existe na sociedade e em outras areas sitadas. Essa nova visão de mundo proposta seria a visão sistêmica.
Questionando a