Administração
Cogita-se que administrar uma empresa, atualmente requer muito mais do que o exercício das funções básicas de gerência como planeja, organizar e controlar. Pode-se afirmar que, as organizações são formadas por grupos de indivíduos que se organizam, e interagem com objetivos comuns. O CO foca no comportamento dos indivíduos, isoladamente ou em grupo, mais ambos induzidos no comportamento organizacional. Talvez seja difícil dizer, que as empresas não se constrói apenas de números, produção, balanças e patrimônios, mais do que isso uma organização se forma a partir dos líderes que conduzem as pessoas que lá trabalham. Embora o estudo do Comportamento humano no trabalho seja sistemático e rigoroso é preciso ressaltar que as pessoas são diferentes e a abordagem de CO leva em conta uma estrutura contingencial considerando várias situações para entender as relações de causa e efeito. É fundamental a importância que os gerentes tenham no CO, poderosas ferramentas para lidar com as complexas situações.
DESENVOLVIMENTO
Capítulo 1
1.1 Definição de Comportamento Organizacional
O comportamento organizacional consiste no estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional. Estuda o funcionamento e a estrutura das organizações, tenta entender o trabalhador dentro de seu ambiente de trabalho, (suas percepções, sentimentos e ações, e também o lucro e a produtividade que ele está gerando a sua empresa).
O comportamento organizacional é muito importante para o gestor geral da empresa ou do grupo, cria um clima mais saudável e agradável para seus funcionários, lembrando de que quando o funcionário trabalha motivado, seu desempenho na empresa será mais produtivo.
1.2 Comparação entre definições para Comportamento Organizacional
Para o autor John Wagner III, o comportamento organizacional estuda o comportamento das pessoas tanto como indivíduos quanto membros de sociedades