Administração
Empreendedorismo
TEMA 1
O PROCESSO EMPREENDEDOR
Ponto de partida
Até algum tempo atrás realmente a crença era essa, ou seja, a de que pessoas com um perfil empreendedor nasciam prontas. Ocorre que estudos do comportamento humano identificaram vários perfis de comportamento considerados empreendedores. Para esses, foram desenvolvidos, ao longo do tempo, metodologias capazes de estimular e desenvolver tais características. Hoje, portanto, metodologias não convencionais, como atividades artísticas, métodos lúdicos e esportes, podem exercitar e provocar o treinamento de um empreendedor. Para isso é necessário que ele identifique os pontos que precisa melhorar e ter a atitude de buscar soluções.
Questão 1 Resposta: C
Questão 2 Resposta: E
Questão 3 Resposta: B
Questão 4 Resposta: E
Questão 5 Resposta: A
Questão 6
As empresas necessitam, hoje, de pessoas criativas e capazes de raciocinar “fora do quadrado”. Isso quer dizer, que consigam encontrar soluções inovadoras para novos ou velhos problemas. Considerando um mercado extremamente dinâmico, essa demanda se torna contínua. Há pouco tempo para definição de soluções padronizadas, o que significa que os profissionais devem ter a capacidade de desenvolvê-las no dia a dia e, por vezes, sem orientação prévia.
Questão 7
Esta resposta vai depender de cada caso. Mas, algumas características empreendedoras que podem ser levadas em consideração: o empreendedor precisa ser visionário, ter iniciativa, criar oportunidades, tomar decisões, praticar ações de planejamento, ser otimista, autoconfiante, persistente, determinado, dinâmico, criativo, intuitivo, dedicado, resistente a frustrações, aprender continuamente, ser formador de equipes, ser independente e propenso a risco. As formas de desenvolver tais características extrapolam o ensino regular, em que a pessoa deve buscar a prática de atividades artísticas (canto, tocar um instrumento, artes plásticas e outras), lúdicas (xadrez, jogos de