Administração e Gestão
1. Arquitetura Organizacional.
A Arquitetura Organizacional de uma empresa consiste em um modelo estruturado, utilizado para representar seu completo ciclo de vida, auxiliando no processo de planejamento e análise da organização.
Sem a Arquitetura Organizacional, executivos de uma empresa andam às cegas no tocante às decisões de caráter fundamental.
“Arquitetura organizacional é a forma de articulação ou o modus operandi dos vários sistemas, estruturas, processos e estratégias que constituem uma instituição. A arquitetura inclui a estrutura formal, o projeto de práticas de trabalho, a natureza da organização informal – cultura organizacional, os estilos de operação e os processos de seleção, socialização e desenvolvimento de pessoas”.
(Nadler, 2000)
Segundo Nadler, a Arquitetura Organizacional é a visão abrangente do processo de construção ou de reestruturação de uma organização, dos elementos de sistemas, estruturas, processos e estratégias que formam a empresa. Incluídas nesta arquitetura, a estrutura formal, o projeto de práticas de trabalho, a natureza da organização informal (cultura organizacional), os estilos de operação e os processos de seleção, socialização e desenvolvimento de pessoas.
Podemos definir, assim, que a Arquitetura Organizacional é a compatibilização entre a Estratégia, a Estrutura Organizacional e os Processos
Administrativos.
Estratégia (determinação de objetivos) => Como consequência, temos a Estrutura Organizacional => que é um instrumento administrativo que organiza os relacionamentos entre os níveis hierárquicos e o fluxo das informações essenciais para uma organização.
A Estratégia é a determinação dos objetivos de longo prazo da empresa, e a adoção de cursos de ação e a alocação dos recursos necessários para alcançar estes objetivos.
Como consequência da Estratégia, temos a Estrutura Organizacional, não existindo um modelo ideal, sendo importante apenas que esta