Administração Mercadológica
Marketing na Nova Economia
FLEXTRONICS INTERNATIONAL TECNOL LTDA
Grupos de Negócios Estratégia
Grupos de Negócios
Plano de Marketing
Planejamento
Implementação
Avaliação e Controle
Segmentação de mercado
Marketing
Referências Bibliográficas
Etapa 1
Introdução
Marketing na Nova Economia
A nova economia, fundamentada na revolução digital e na administração da informação sobre clientes, produtos, preços, concorrentes e outros aspectos relacionados ao marketing, proporcionou novos recursos aos consumidores e às empresas. Ela está se organizando por segmentos de cliente, concentrando-se no tempo de vida do mesmo, estabelecendo marcas por meio do comportamento, voltando-se para a qualidade, construção de relacionamentos duradouros, retenção e satisfação de clientes. Diante deste cenário, o grande desafio das organizações é adaptar suas estratégias de marketing e de administração às novas realidades tecnológicas e globais.
Passo 1
As empresas muitas vezes não conseguem reconhecer que seus mercados mudam de tempos em tempos. O livro Migração do valor analisa como as exigências do cliente e as forças competitivas mudam significativamente de tempos em tempos, em setores como aço, telecomunicações, saúde e entretenimento. A estratégia vitoriosa do ano passado pode se tornar a estratégia fracassada de hoje. Como alguém observou, há dois tipos de empresas: as que mudam e as que desaparecem.
Mas o que é realmente marketing? Veja a definição clássica de Philip Kotler, considerado pelos profissionais da área como um “guru” no assunto:
Marketing é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos ou grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros.
Marketing é a arte planejada de conquistar, encantar e manter o cliente.
Além de práticas empresariais vencedoras, será que existe um conjunto de práticas vencedoras em marketing? Com frequência,