Administração mercadologica
Administração Mercadológica
Campinas
2013
ANAHANGUERA EDUCACIONAL - FAC II
História do Tênis Conga
Trabalho de Administração Mercadológica, 1º bimestre,
Do 7º semestre, do curso de administração,
No instituto Anhangüera Educacional – Fac. II.
Professor: Osmeraldo Junior Pereira
Campinas
2013
INTRODUÇÃO
O presente trabalho é sobre o tênis que sempre foi o símbolo do conforto e, de alguns anos para cá, se tornou também sinônimo de estilo. Criado em meados do século 19, surgiu ao mesmo tempo em que o esporte se popularizava e, mesmo no mundo da moda, ganhou mais notoriedade na década de 1980, mais concretamente sobre o tênis Conga.
É objetivo desse trabalho mostrar a história e os motivos pelo qual a marca perdeu sua popularidade no decorrer dos anos.
HISTÓRIA DA CONGA
Entre 1910 e 1958 a categoria de tênis não possuía um bom conceito no mercado, pois devido ao processo de fabricação e suprimentos utilizados na época, não era percebido como um produto com qualidade.
A partir de 1959, o mercado conheceu um novo conceito em tênis, o “Conga Esporte”, lançado pela Alpargatas, com ele iniciou-se o mercado de calçados casuais. Composto por lona e borracha, os tênis eram confortáveis, maleáveis e duráveis. Tinha como principal objetivo oferecer durabilidade, leveza e flexibilidade para o uso diário, para ir ao colégio, fazer ginástica ou até mesmo para ir ao trabalho e eram de custo baixo.
A famosa biqueira da Conga, característica de identidade da marca, foi incorporada a linha infantil em 1965 e somente em 1972, após constatação de seu sucesso e simpatia do público em geral, foi incorporada a linha adulto.
Em 1967, a evolução tecnológica favoreceu o emprego de métodos produtivos mais modernos e a conseqüente substituição do antigo processo de fabricação de Conga por um método mais moderno, fato que