administração finceira
A análise propicia as avaliações do patrimônio da empresa e das decisões tomadas, tanto em relação ao passado (retratado nas demonstrações) como em relação ao futuro (orçamento financeiro)
ETAPAS DE UMA ANÁLISE FINANCEIRA
Subdivide as atividades da análise nas seguintes etapas:
COLETA: obtenção das demonstrações financeiras e outras informações, como dados sobre mercado de atuação da empresa, seus produtos, seu nível tecnológico, seus administradores e seus proprietários, bem como sobre o grupo a que a empresa pertence, entre outras.
CONFERÊNCIA: consiste em uma pré- análise no sentido de verificar se as informações estão completas, são compreensíveis, se foram corretamente classificadas, se são confiáveis e se os critérios básicos de publicação foram atendidos.
PREPARAÇÃO: fase de padronização e reclassificação das demonstrações financeiras para adequá-las aos padrões internos da instituição que vai efetuar a análise. Organização do material de leitura e demais dados disponíveis para análise.
PROCESSAMENTO: Processamento das informações e emissão de relatório no formato interno da instituição ou do analista. Normalmente, este processo é feito através de processamento eletrônico de dados.
ANÁLISE: fase de análise dos dados disponíveis, compreendendo a consistência das informações, a observação das tendências apresentadas pelos números e todas as demais conclusões que possam ser extraídas do processo como um todo. Essa fase exige do analista capacidade de observação, conhecimento e experiência.
CONCLUSÃO: consiste em identificar,