administração financeira
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRAÇÃO
COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
São Luís – MA
2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO – UFMA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRAÇÃO
COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
São Luís – MA
2014
Sumário
1. ALAVANCAGEM A alavancagem é basicamente o processo que emprega recursos de terceiros com a intenção de estender a taxa de lucros sobre o capital próprio. Assim, a análise da alavancagem financeira ou operacional busca demonstrar a relevância do capital de terceiros na estrutura de capital de uma empresa, visando maximizar o lucro de seus sócios.
1.1. Alavancagem Financeira.
De acordo com Assaf Neto, alavancagem financeira é efeito causado por se tornar recursos financeiros emprestados a determinado custo, aplicando – os em ativos a outra taxa de retorno: a diferença vai para os proprietários e altera, para mais ou para menos, o retorno sobre o patrimônio líquido. Em outras palavras, a alavancagem financeira compreende ao efeito de tomar, de um lado, recursos de terceiros a determinado custo, aplicando – os nos ativos a outra taxa de retorno. A rentabilidade do negócio e uma boa administração financeira são essenciais para que se obtenha o retorno sobre o capital próprio de uma empresa. A determinação da rentabilidade está baseada em três itens, discriminados a seguir:
Retorno sobre o ativo: RsA → LADF = Lucro antes das despesas financeiras % A Ativo Operacional
Significado: Quanto a empresa gera de lucro para cada $100 investidos. Mostra qual a rentabilidade do negócio. Quanto maior o índice, maior a eficiência
Custo da dívida: CD → DF = Despesas Financeiras % PE Passivo gerador