Administração Financeira
Conceito
A rentabilidade do Capital investido na empresa é conhecida através do confronto entre contas ou grupos de contas do Balanço de Resultado Econômico (Demonstração do Resultado) ou conjugando-as com grupos de contas do Balanço Patrimonial. Os Quocientes de Rentabilidade servem para medir a capacidade econômica da empresa, isto é, evidenciam o grau de êxito econômico obtido pelo capital investido na empresa.
Giro do Ativo
Fórmula: Vendas Líquidas/Capital Total
Esse quociente evidencia a proporção existente entre o volume das vendas e os investimentos totais efetuados na empresa, isto é, quanto a empresa vendeu para cada real de investimentos.
Interpretação: quanto maior este quociente, melhor.
Margem de Lucratividade
Fórmula: Lucro Líquido/Vendas Líquidas
Esse quociente revela a margem de lucratividade obtida pela empresa em função do seu faturamento, isto é, quanto a empresa obteve de lucro líquido para cada real vendido.
Interpretação: quanto maior este quociente, melhor.
Rentabilidade do Ativo
Fórmula: Lucro Líquido/Ativo Total
Esse quociente evidencia o potencial de geração de lucros por parte da empresa, isto é, quanto a empresa obteve de lucro líquido para cada real de investimentos totais.
Interpretação: quanto maior este quociente, melhor.
Rentabilidade do Patrimônio Líquido
Fórmula: Lucro Líquido/Patrimônio Líquido
Esse quociente revela qual foi a taxa de rentabilidade obtida pelo Capital próprio investido na empresa, isto é, quanto a empresa ganhou de lucro Líquido para cada Real de Capital Próprio Investido.
Interpretação: quanto maior este quociente, melhor.
A interpretação deste quociente deve ser direcionada para verificar qual é o tempo necessário para obter o retorno do Capital Próprio investido na empresa, ou seja, quantos anos serão necessários para que os proprietários obtenham de volta o valor do Capital que investiram na empresa.
Para que o resultado obtido na analise desse